quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Reflexão Inicial

"É preciso alimentar o conhecimento com
a reflexão e
a realidade
com o conhecimento."
Edgar Morin

Histórico



A idéia da pesquisa junto aos educandos das séries iniciais do Castelinho foi fruto do Curso Abordagens Pedagógicas VII, promovido pelo Instituto Palavrações em agosto setembro de 2007. As educadoras Adriana Azevedo, Daici Pulita, Neiva Reginatto e Valderis Piccinini, juntamente com as educandas do 4º ano do Curso Normal Diana Hemmig, Fabiane dos Santos, Laiza Pitol, Luciana Sartori, Rosana Fachini e Sabrine Käfer se propuseram a desenvolver um complexo temático a partir de uma pesquisa junto aos educandos e pais das séries iniciais da escola.

Procurando montar um complexo temático a partir de uma pesquisa junto aos educandos das séries iniciais e respectivos pais, o grupo de educandas/educadoras elaborou um documento inicial para esclarecimento dos pais quanto aos temas a serem apresentados à discussão e quatro questões para serem respondidas.

Questões para análise



O grupo de educandas/educadoras então enviou correspondência aos pais onde explicou a idéia de realizar um trabalho direcionado à realidade dos educandos, objetivando, desta forma, contribuir para um melhor desenvolvimento da comunidade.

Buscando intensificar uma prática que atendesse às necessidades desta comunidade escolar, enviou um pequeno questionário que serviu de alicerce, de base para a elaboração de um planejamento para as Séries Iniciais, onde a opinião e colaboração de todos e de todas foi
fundamental para o enriquecimento do trabalho.

Questões colocadas aos educandos e pais das Séries Iniciais:

  1. O que você considera positivo em nossa escola? (estrutura física, o ensino)
  2. Baseando-se na resposta anterior, o que poderia melhorar em nossa escola?
  3. De que forma você pode contribuir para esta(s) melhoria(s)?
  4. Considerando a realidade atual, em sua opinião, quais os assuntos que são uma necessidade a ser trabalhada com as crianças das Séries Iniciais?

Metodologia

As turmas da 1ª série à 4ª série do Castelinho, turmas 11,12, 21,31 e 41, responderam às questões formuladas pelas Educandas/Educadoras.

As turmas responderam as questões da forma como conseguiram. As turmas ainda não alfabetizadas discuram as questões oralmente com as educandas e fizeram desenhos onde demonstraram os aspectos positivos da escola e aspectos a serem melhorados.

As turmas da 3ª e 4ª série preencheram o questionário e também conversaram muito com as educandas/educadoras sobre os aspectos positivos, aspectos a serem melhorados e como cada uma dlas poderia ajudar nos aspectos a serem melhorados.

Os questionamentos também foram enviados a todas as famílias dos estudantes das 5 turmas das Séries Iniciais e estes retornaram preenchidos para que a tabulação final pudesse ser feita.

Resultado da Pesquisa

Levantamento de dados e informações junto aos pais das crianças das Séries Iniciais. 1. Aspectos positivos da Escola:

  • Ensino de qualidade – 16
  • Estrutura física – 14
  • Atitude das professoras no ensinar – 11
  • Professoras dão melhor de si – 5
  • Merenda – 3
  • Informática, Dentista, Pracinha, Biblioteca – 3
  • Dependência da escola
  • Dedicação da Direção com alunos
  • Integração da escola com pais
  • Professores e funcionários amigos
  • Relacionamento professor/aluno
  • Organização da escola
  • Aulas de Reforço
  • Apresentações artísticas dos alunos
  • Recreio separado dos alunos maiores
  • Crianças gostam da aula e atividades
2. O que deve melhorar na Escola
  • Crescimento da estrutura física – 3
  • Relacionamento dos alunos -2
  • Aulas no Laboratório de aprendizagem – 3
  • Conservação da escola – 3
  • Mais temas – 2
  • Limpeza dos banheiros – 3
  • Ter uniforme – 2
  • Não trocar a professora – 2
  • Interesse dos alunos – 2
  • Segurança na entrada e saída dos alunos (trânsito)
  • Professor por área (Educ. Física)
  • Limpeza do pátio
  • Separar a 4ª série no recreio (monitores não cuidam dos pequenos)
  • Reflexão diária – agenda/oração
  • Cursos para Educação Fundamental
  • Não fazer viagem de estudos para longe enquanto são pequenos
  • Relacionamento entre alunos os alunos (disciplina)
  • Corrigir erros ortográficos
  • Mais atividades escritas
  • Escolinhas no turno inverso
  • Campanha para os alunos não dizerem “palavrão”
  • Saída dos alunos – ficar uma pessoa até às 18 h
  • Saída dos alunos pelo portão da igreja
  • Ensino mais rigoroso
  • Mais professores na escola
  • Qualidade e preços na cantina
  • Variar mais a merenda da escola
3. Como as famílias podem contribuir para as melhorias na Escola
  • Participar das reuniões/eventos – 6
  • Orientação aos filhos nos limites/comportamento/preservação da escola – 6
  • Contribuição do CPM – 7
  • Voluntariado – 4
  • Exigir mais dos filhos – 1
  • Educar em casa – 1
  • Ajudar nos eventos – 2
  • Acompanhar aprendizagem dos filhos – 2
  • Ajudar a arrumar as classes
  • Controlar a saída dos alunos
  • Mutirões de consertos/reformasBuscar melhorias frente aos órgãos competentes
4. Temas e assuntos a serem trabalhados com os(as) educandos(as)
  • Regras de convivência/limites – 17
  • Drogas – 12
  • Ensino religioso – 3
  • Segurança – 3
  • Aulas de Informática – 3
  • Violência – 2
  • Família/sociedade atual – 2
  • Preservação do Meio ambiente – 6
  • Sexualidade (abuso de crianças) – 2
  • Animais ameaçados de extinção
  • Ortografia
  • Projeto de vida
  • Auto-conhecimento
  • Consciência cívica
  • Incentivo (gincana de conhecimento, provas com disputa)...
  • Retomar a reflexão das 2ª feiras
  • Preparação para o futuro
  • Saúde
  • Mais trabalhos
  • Dificuldades de Matemática
  • Línguas
  • Como lidar com dinheiro (consumismo)

Pesquisa com as crianças através de: desenhos, produção escrita e entrevistas.


1. O que está bom na escola

  • Aprendizagem
  • Pracinha
  • Merenda
  • Biblioteca
  • Recreio
  • Cantina
  • Quadra esportiva
  • Brincadeiras
  • Jogos
2. O que pode melhorar na escola
  • Respeito
  • Limpeza nos banheiros
  • Limpeza das classes
  • Móveis
3. O que você gostaria de aprender na escola
  • Línguas estrangeiras
  • Informática
  • Dança
  • Pintura
  • Ballet
  • Jogos desportivos
  • Patinação
  • Carros/motos
  • Sobre o Brasil
  • Química
  • Experiências (Laboratório)
  • Animais
  • Água
  • Cálculos
  • Ler
  • Escrever

Complexo Temático

A partir da pesquisa feita junto aos pais e as crianças e da compilação dos resultados, o grupo de educandas/educadoras passou a elaborar o complexo temático.

O Complexo Temático ficou definido como - "
CONHECER E AGIR PARA TRANSFORMAR A QUALIDADE DE VIDA!" e os Campos Conceituais formados foram os seguintes: Saúde, Expressão, Tecnologia, Meio Ambiente, Vida em Sociedade e Cidadania.

Os focos definidos para os Campos Conceituais ficaram assim:

SAÚDE

  • Educação Sexual
  • Prevenção às Drogas
  • Incentivo ao Esporte
  • da Mente
  • do Corpo
EXPRESSÃO
  • Línguas Estrangeiras
  • Diversas manifestações de Arte
  • Gírias
  • Abreviações
TECNOLOGIAS
  • A conquista do espaço
  • na Comunicação
  • na Saúde
  • Primeiras Invenções
  • Uso da Informática
  • Influência da Mídia
MEIO AMBIENTE
  • A água
  • Preservação do Patrimônio Natural
  • Animais ameaçados de extinção
VIDA EM SOCIEDADE
  • Diversidade Cultural
  • Segurança
  • Combate à Violência
  • Auto-conhecimento
  • Prioridade/Necessidade X Consumismo
CIDADANIA
  • Convivência
  • Direitos Humanos
  • Deveres
  • Consciência Cívica
  • Ética

Discussões e comprometimento


É imprescindível que esta pesquisa de inestimável riqueza de idéias e interesses inerentes das famílias de nossa comunidade escolar seja o ponto de partida para a construção dos conhecimentos dos educandos das Séries Iniciais em 2008.

Um contínuo trabalho de reflexão e ação prevê que os temas sejam estudados, promovendo uma caminhada de qualidade, ressignificando valores e vivências para a transformação social.
Você educando, você pai/mãe que respondeu as questões formuladas e que, dessa forma, se comprometeu com a pesquisa e seus resultados, está sendo chamado a comentar o resultado final da pesquisa.

Deixe seu comentário e fale sobre sua disponibilidade em participar e colaborar na efetivação do trabalho fruto das discussões, no sentido de, junto com a escola, garantirem o sucesso na melhora da aprendizagem nas Séries Iniciais do Castelinho.

Obrigado!